Olá todos. É interessante o quanto esses aspectos gramaticais intrigam estudantes de inglês. Costuma-se pensar que eles são os maiores vilões da história, mas o que de fato acontece é que eles são fundamentais para que possamos nos comunicar com mais fluência. Por que não aprendemos? Porque para aprendê-los é preciso conhecer o porquê de usá-los. Como assim teacher?
Okay: O present perfect será sempre usado para se referir a uma ação que aconteceu no passado e que ainda tem alguma relação com o presente. Ou para ser mais claro ainda, sempre que você não tiver na frase um demarcador de tempo [palavras como yesterday, last night, an hour ago, in 1993] você nunca usará o present perfect, pois estas palavras já demonstram atividades finalizadas no passado.
Aqui estão alguns exemplos retirados do Livro Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Ex.: We are pleased to inform you that you have been accepted at Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry. (Temos o prazer de informar que V.Sa. tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts).
Perceba que não temos especificando ‘quando’ e perceba que ele foi aceito [passado], mas ele ainda é aceito hoje. [Perceba também como este passado é próximo]
E quanto ao continuous? Bem, continuous dará a frase uma idéia de continuidade, ou seja, algo que você começou no passado, mas que ainda está desenvolvendo no presente [não parou].
Neste caso a gente vai dizer a duração, sem dizer necessariamente quando começou. Veja os exemplos:
Aqui, é quando o repórter está notificando acontecimentos estranhos que tem acontecido na cidade. Perceba neste seguinte exemplo que ele está dizendo algo que aconteceu, mas que ainda está acontecendo.
Ex.: Owls have been behaving very unusually today. (As corujas têm se comportando de forma muito estranha hoje).
Note que, embora o repórter tenha dito ‘quando’, no caso ‘hoje’, este dado não pode ser considerado específico, porque hoje pode ser qualquer parte do dia [hoje pela manhã, hoje à tarde, hoje à noite]. Veja mais um exemplo:
Ex.: I have been trying to persuade people to call him by his proper name: Voldemort. (Eu venho tentando convencer as pessoas a chamá-lo pelo seu próprio nome: Voldemort).
For last but not least [por último, mas não menos importante], é bom revisar a estrutura desse tempo verbal, que é a seguinte:
Present Perfect Continuous
Sujeito + has/have + verbo principal no passado particípio [3° coluna do seu dicionário :P] + verbo +ING + complemento da frase.
Parece complicado, doesn’t it? Sim, mas o segredo é estar sempre pondo em prática aquilo que você aprendeu. Quando você usar várias vezes, passará a usar e nem vai perceber que o faz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário