sexta-feira, 22 de março de 2013

Primeiro Período - Letras Inglês





O fim do primeiro período na faculdade de Letras Inglês se aproxima, e eu não poderia deixar de escrever sobre isso. Quero deixar aqui quais eram minhas expectativas antes do curso e explicar como é estudar Inglês na faculdade para aqueles que pensam em fazer o mesmo que eu.
Acredito que a primeira pergunta que deva surgir na mente de quem pensa em fazer Letras é: “Eu irei aprender inglês na faculdade?” A resposta é sim, pois desde o primeiro período até o final do curso a gente estará em contato com a disciplina. Porém, o principal objetivo do curso não é aprender o B-A BA do idioma, pois a finalidade aqui é formar professores e habilitá-los a lecionar em sala de aula. Portanto, tenha em mente qual é o seu principal enfoque ao escolher esta opção no vestibular. Será que você quer trabalhar em alguma instituição de Ensino Fundamental, Médio ou Superior? Ser revisor de textos, trabalhar em representações diplomáticas, realizar traduções? Se sua resposta foi não para todas as opções citadas, então, não escolha fazer inglês.
De forma alguma minha intenção ao dizer isso é fazer você desistir dessa opção, mas nada mais frustrante do que fazer algo que a gente não se identifica (por quatro anos). Para que você tenha ideia do que nós alunos de Letras estudamos no primeiro período, eu vou mostrar quais as disciplinas e o que é estudado em cada uma delas.

Linguística I: é uma matéria obrigatória com carga horária de 60h/a. Nesta disciplina, temos uma visão histórica dos estudos da linguagem verbal. Aqui somos introduzidos a ideia de língua como ciência, estudando quase que inteiramente as concepções do que é língua na visão de Ferdinand de Saussure e Noam Chomsky. Para mim, foi uma das melhores matérias, por se tratar de algo totalmente novo e também porque esta disciplina nos possibilita estudar mais detalhadamente o nosso alvo que é a linguagem humana.
Produção textual: Até quem se considera um exímio falante da sua língua pode encontrar algumas dificuldades para expressar suas ideias na forma escrita. Por isso, esta disciplina vem como um grande auxiliador neste processo. Matéria de suma importância no primeiro período, pois nós aprendemos a lidar com gêneros textuais como resumo, resenha e artigo científico. Gêneros que nos acompanham do começo ao fim do curso. Vemos também elementos responsáveis pela textualidade, fazemos atividades que nos auxiliam na produção da escrita acadêmica.
LIBRAS: Ao contrário do que muitos pensam LIBRAS não é “o português falado com as mãos”. Ela é uma língua como qualquer outra com sua própria gramática. Nessa disciplina, nós temos uma noção de como nos comunicarmos com pessoas surdas.
Fundamentos da Língua Inglesa: Pois é, finalmente uma disciplina relacionada ao inglês. Como o próprio nome diz, estudamos estruturas gramaticais em nível elementar através de atividades que envolvem as quatro habilidades reading, writing, speaking e listening. Para quem já tem um pouco de conhecimento do idioma não terá muitos problemas com essa disciplina, pelo contrário, terá uma oportunidade de revisar aquilo que já sabe.
Metodologia do Trabalho Científico: para muitos esta é a disciplina mais ‘chata’ por ter um enfoque muito teórico. Aqui são estudados os métodos científicos, como fazer e elaborar projetos de pesquisa, bem como estudar os principais gêneros acadêmicos. Apesar de ser muito teórica esta é uma disciplina muito importante para qualquer discente universitário.
Confesso que antes de começar a estudar na faculdade, eu acreditava que todas as aulas seriam ministradas em inglês (Acho que era só uma vontade minha mesmo lol). Imaginava que eu poderia usar o idioma na hora que quisesse com meus colegas. Contudo, a realidade foi um pouco diferente. Apesar de alguns terem o domínio fluente do inglês, eles ainda se sentem um pouco intimidados para falar. Enquanto outros ainda buscam aprender o idioma.
Qual a principal lição a se tirar desses seis meses? Eu acredito que a principal lição é que não podemos fazer jus de valores de nenhuma língua. Aprendi ainda mais a não tarjar nenhum idioma como sendo superior ou inferior a outro. Como aconteceu durante uma palestra de LIBRAS, na qual uma interprete ao ser perguntada sobre o trabalho dela, a mesma respondeu “Porque assim, LIBRAS é uma língua meio que pobre.” Aquilo já foi o suficiente para que ela perdesse meu respeito, pois de forma alguma alguém que trabalha com línguas poderia afirmar tal coisa.
Sei que nos próximos anos eu irei aprimorar meus conhecimentos sobre a língua inglesa, de tal forma que passarei a gostar mais ainda do idioma. Porém, saberei com certeza valorizar minha língua materna, a partir dos conhecimentos adquiridos nesses meses.
Como descrever o Alisson do I período? Posso dizer que sou um aluno dedicado, ciente da minha responsabilidade futura como educador. Por isso me dedico sempre ao máximo para aprender mais. Principalmente, porque acredito que um professor jamais deve parar de buscar novos conhecimentos, senão manter-se sempre atualizado com o que acontece em seu meio.
Considero-me como uma peça bruta que ainda precisa ser lapidada. Afinal, estou apenas engatinhar na vida docente, tenho muito que aprender, eu sei bem, mas o que importa é que tenho força de vontade para isso.
No geral, está sendo uma experiência ótima estudar Letras Inglês, porque eu sempre tive em mente o que queria com esse curso. Acredito que tudo que estou vendo, e verei irá somar para minha qualificação como profissional.

2 comentários:

  1. Que legal que você sempre teve em mente. Foi um ótimo aluno e tenho certeza de que será um ótimo professor também. Boa sorte nessa caminhada. Lendo essas suas postagem, pensei, por que não fiz o mesmo? Poderia ter escrito um diário e hoje poderia reler para saber quem eu era e quem eu sou agora. Muito bom saber que você seguiu a docência.

    ResponderExcluir
  2. É interessante observar como essa habilitação é administrada do outro lado do país. Também sou estudante de Letras Português/Inglês no Rio de Janeiro, e aqui em nosso primeiro período as matérias que temos diferem um pouco das que vocês têm.
    Assim como vocês, estudamos "Linguística I" e "Produção textual", e nosso "Fundamentos da Língua Inglesa" é apenas "Inglês I", que se divide entre grammar e reading, e que no terceiro período realmente se torna uma divisão de duas matérias (uma que continua sendo Inglês III, IV, V... e outra que se volta à literatura, como "Narrativa Inglesa I").
    Nós não temos "LIBRAS". É uma matéria que apenas quem escolhe por Licenciatura pode cursar, e mesmo assim geralmente o faz no 7º período.
    Também não temos "Metodologia do trabalho científico" (seria uma boa ter essa matéria). Temos curso de Iniciação científica, mas pra isso é necessário fazer inscrição, e obviamente não são todos que fazem a inscrição que acabam por entrar.
    E temos, no primeiro período, "Variação da língua portuguesa", "Latim genérico I", "Grego genérico I", "Prática oral em inglês I" e "Teoria literária I" (todas essas matérias gerais, tanto para quem faz Bacharelado quanto para quem faz Licenciatura).

    Gosto de ver esses posts sobre pessoas que fazem Letras e estão gostando não apenas por ver que elas acertaram na sua escolha, mas também por sentir que esse campo vai ganhar mais um profissional realmente qualificado.
    Continue se dedicando e muito sucesso para você :D

    ResponderExcluir