segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sentindo-se azul?

- Are you okay, ana? You look so sad today!

- Actually I am not fine. Yesterday my boyfriend broke up with me. I am feeling blue.

Hoje o que eu tenho para falar é a respeito dos idioms ou idiomatic expressions que são expressões bastante utilizadas pelos falantes nativos da língua inglesa (native English speakers). Algumas vezes você poderá se deparar com alguma dessas expressões relacionada com cores, partes do corpo, objetos etc.

Esta forma de dizer alguma coisa soa bastante informal, se parecendo com slang ou gíria.

A expressão que quero falar está relacionada com a cor azul (color blue). A cor azul por ser bonita deveria está relacionada com algum sentimento positivo, mas não é isso o que acontece. Quando alguém diz, por exemplo: You wont make me feel blue – Se você for traduzir ao pé da letra como dizemos – você provavelmente não irá entender o sentido da frase, pois a tradução seria algo parecido como: Você não irá me fazer sentir azul. It is crazy, isn’t it?

Espera um pouco! Mas como alguém pode se sentir azul? Na verdade o que esta pessoa está querendo dizer é que ela está se sentindo mal. Isso porque o namorado dela terminou com ela (broke up with her). Outra forma de se dizer em inglês que você não está se sentindo bem é I am feeling down. Neste caso a tradução pode ser feita ao pé da letra - Estou me sentindo pra baixo. Típico daqueles dias que você não está se sentindo bem, quando tudo parece está dando tudo errado ai você diz:

It seems the world is conspiring against me. I am feeling down.

Alguma vez você já deve ter ouvido falar a respeito do estilo de música Blue, que é um estilo calma de múscia, alguns até dizem melancólico, talvez por isso blue.

E você alguma vez você se sentiu blue? A qui vai meu exemplo:

The last time I felt blue was when I failed on my final test.

Um comentário:

  1. Well anytime of the day or night
    When you call me I'll be there
    Just call me up on the phone
    When you need someone around to care
    And when you feel sad and blue
    You just come and see me anytime
    I'll be waitin for you dear
    And your fears you can leave behind

    ResponderExcluir