Percebe-se a cada dia um aumento significativo do uso do Inglês como segunda língua em quase todas as áreas de trabalho e conhecimento. Aprender um novo idioma significa dar um passo à frente para a sua qualificação como profissional. É evidente que quem tem o domínio de pelo menos um idioma estrangeiro terá maiores chances de ocupar um cargo melhor, como por exemplo, em uma empresa de negócios. Isso não quer dizer que apenas saber falar Inglês fluentemente irá te qualificar como um bom profissional, não quer dizer também que por você saber falar inglês você não precisará se deter a outras áreas de conhecimento. Com tudo, saber se comunicar em outro idioma te dará um destaque maior. Mas se o segredo é saber se comunicar em outro idioma, por que eu preciso saber especificamente Inglês?
Para responder a esta pergunta basta analisar a situação do mundo atual. Vivemos hoje em um mundo no qual o sistema vigente é o capitalismo econômico. O mercado de trabalho está marcado por traços de competição e individualidade onde aquele que detém uma gama maior de informação tem maiores chances do que aquele que não tem. Veja o que o professor da Universidade de Brasília, Mário César Ferreira, diz a respeito do mercado de trabalho atualmente:
[...] O mercado de trabalho mundial apresenta duas características importantes: a competição globalizada e o culto ao individualismo.
Entende-se por globalização o processo econômico, social e cultural que estabelece uma integração entre países e pessoas. A globalização acontece quando há um contato de forma indireta entre esses dois elementos (países e pessoas) por meio tecnológicos como telefone, computadores etc. É nessa perspectiva que atualmente alguns autores definem o Inglês como a língua da globalização. Pois é através do inglês que a maioria das informações econômicas são transmitidas de um país para outro. Além disso, basta observar que a maioria das informações que circulam na internet, noticiários, filmes, jogos on-line, músicas estão todos em inglês. E vale destacar que essa é apenas uma parte das áreas na qual o inglês é utilizado. O que significa dizer que o individuou que detém apenas o conhecimento de sua língua materna estará se privando de uma vasta rede de conhecimento que poderia beneficiá-lo a expandir os seus horizontes.
DIFICULDADES PARA SE APRENDER INGLÊS
É normal no começo quando iniciamos alguma coisa nova nos animarmos para aprender tudo de uma vez, especialmente quando gostamos daquilo que estamos buscando. O mesmo acontece com a língua inglesa. Quando começamos a estudar inglês temos a vontade de imediatamente usar o idioma, sabendo se comunicar com os outros em inglês ou entendendo o que os outros estão a falar. Mas na verdade a realidade é um tanto distinta.
Aprender um novo idioma, seja qual for ele, leva tempo e bastante paciência. E encontrar pessoas que estejam dispostas para doar um pouco do seu tempo para estudar um novo idioma torna-se cada vez mais raro. Ainda mais com a correria do dia-a-dia nosso tempo também acaba se tornando muito reduzido.
A falta de tempo é um dos principais motivos que levam as pessoas a desistirem de aprender algo novo como inglês. Isso porque a maioria delas resolvem começar em um curso particular, por exemplo, quando chegam a idade adulta na qual elas necessitam competir com casa, trabalho, filhos, empresa, comida etc. Uma solução para esse problema é começar a estudar o quanto mais rápido possível.
Está comprovado através de pesquisas que para se obter um inglês fluente o aluno precisará de no mínimo oito anos de estudos. O que quer dizer que não será da noite pro dia que você irá aprender a se comunicar em inglês. Quando criança os problemas são consideravelmente reduzidos, pois elas não precisam se preocupar com conta de luz, água, telefone, hipoteca etc. Ou seja, se você tem um filho e pretende investir nele em inglês, não espere para que ele atinja uma idade mais avançada.
Na tentativa de aprender com mais eficiência, as pessoas costumam pagar cursos caríssimos que prometem usar métodos eficientes que fazem com que os alunos assimilem de forma mais rápida o conteúdo. Porém, o que acontece na realidade é que não existe nenhuma fórmula milagrosa para eles aprenderem de forma espontânea o idioma. Já ouvi diversas pessoas dizerem que passaram anos e anos em cursos particulares, mas não conseguiram aprender nada e que por outro lado conheciam pessoas que sem ao menos terem participado de qualquer que seja o curso sabiam falar em um nível bom.
Vinte milhões de brasileiros estudam inglês atualmente entre crianças, adolescentes e adultos. Há mais de 3200 escolas de inglês registradas no país, todavia nem todas são consideradas boas.
“Não faltam picaretagens como o Sleeping Learning”
Professor Rajendra Rangi Singh
O Sleeping Learning é um método real utilizado para se aprender inglês durante o período de sono, os organizadores desse método afirmam que é possível de se aprender inglês enquanto não se está consciente, isso porque durante o sono a capacidade de concentração é maior. O que quer dizer que depois de tanto ouvi as lições o individuo irá se familiarizar com o idioma.
Outro aspecto que dificulta no aprendizado do inglês é a consciência do individuou no que ele está querendo alcançar, porque muitos começam a estudar inglês sem nem uma meta ou objetivo. Eles esquecem primeiro de se perguntar: “Por que estou estudando inglês?” ou “Para quê vou utilizar os meus conhecimentos e onde?”. Quando se tem uma meta para ser alcançada seja qual for ela, a pessoa terá um rumo a seguir, terá motivação para chegar até o fim, pois quando ela chegar ao fim ela poderá dizer: “Era isso que eu queria”.
Por fim, podemos destacar outro ponto, talvez o mais importante: a motivação pessoal. O primeiro passo para se conquistar alguma coisa é querer. É evidente que se você quiser muito algo, você vai lutar por ele até alcançar. Quando você não tem o desejo tudo o que você faz parece não funcionar, porque você não está adequadamente motivado. A falta de motivação leva ao fracasso, pois é como se você estivesse sendo forçado a fazer algo. Mikhail Gorbachev escreveu em seu livro uma pequena história mostrando exatamente isso, veja:
“Certo dia, um transeunte observa a seguinte cena: dois operários estão construindo um muro, o mesmo muro; havia uma diferença notável entre o pedaço de muro construído por um e pelo outro: o do primeiro estava ainda baixinho, enquanto o do outro era três vezes maior. O primeiro estava com ar resignado, carrancudo, com evidente má vontade. O outro, ao contrário, cantava, feliz e alegre”.
Learning another language never was or ever will be an impossible thing. It may be hard in the beginning but will be rewarding in the end. A whole new world will open up right in front of your eyes with English. #LearningEnglish: nobody said it was easy ♫, but it is far from being too hard
Nenhum comentário:
Postar um comentário