sexta-feira, 29 de março de 2013

Resenha: English with music


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Faculdade de Letras e Artes – FALA

Disciplina: Produção Textual
Discentes: Alisson Viana, Eveline, Iara Marinho, Nayane Cristina e Paloma Moraes

Resenha
BELARMINO, Erivaldo dos S. A Importância da Inserção de Músicas no Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.

Erivaldo dos S. Belarmino foi bastante feliz na escolha da temática de sua pesquisa que fala sobre “A importância da inserção de músicas no ensino-aprendizagem de língua inglesa”. Por se tratar de um tema interessante para a área de ensino de línguas, a música é algo que atrai a diversos públicos e de todas as idades.
Um dos tópicos que chama bastante atenção é o desafio de ser professor nos dias atuais. O autor deixou bem claro, baseando-se na citação, “que o educador para por em prática o diálogo, não deve colocar-se na posição de detentor do saber, deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe tudo” (JESUS (2012), apud GADOTTI, 1999, p. 2).
Um dos desafios que ele encontrou na tarefa de ser professor foi que as turmas estão mais heterogêneas, ou seja, as preferências, não só de estilos musicais, mas também comportamentais, são bastante diferentes. O que exige ainda mais trabalho do professor. Sem falar da forte crença de que o docente está na sala apenas para transmitir o conteúdo aprendido e que tem por obrigação aprovar o aluno no final do ano letivo.
Em seguida, Erivaldo levanta uma abordagem sobre a música no ensino do inglês. Sua intenção de trazer esse assunto foi muito atraente para a temática, porém nesse ponto o autor deixou um pouco a desejar. Na parte escrita ele muitas vezes repetiu palavras e idéias e também se pode perceber que por falta de pesquisa, talvez, sua argumentação ficou fraca, utilizando muito do senso comum para justificar seu ponto de vista.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Primeiro Período - Letras Inglês





O fim do primeiro período na faculdade de Letras Inglês se aproxima, e eu não poderia deixar de escrever sobre isso. Quero deixar aqui quais eram minhas expectativas antes do curso e explicar como é estudar Inglês na faculdade para aqueles que pensam em fazer o mesmo que eu.
Acredito que a primeira pergunta que deva surgir na mente de quem pensa em fazer Letras é: “Eu irei aprender inglês na faculdade?” A resposta é sim, pois desde o primeiro período até o final do curso a gente estará em contato com a disciplina. Porém, o principal objetivo do curso não é aprender o B-A BA do idioma, pois a finalidade aqui é formar professores e habilitá-los a lecionar em sala de aula. Portanto, tenha em mente qual é o seu principal enfoque ao escolher esta opção no vestibular. Será que você quer trabalhar em alguma instituição de Ensino Fundamental, Médio ou Superior? Ser revisor de textos, trabalhar em representações diplomáticas, realizar traduções? Se sua resposta foi não para todas as opções citadas, então, não escolha fazer inglês.
De forma alguma minha intenção ao dizer isso é fazer você desistir dessa opção, mas nada mais frustrante do que fazer algo que a gente não se identifica (por quatro anos). Para que você tenha ideia do que nós alunos de Letras estudamos no primeiro período, eu vou mostrar quais as disciplinas e o que é estudado em cada uma delas.